sexta-feira, 1 de março de 2013

cultura escandinava

Já estou aqui a um tempo... passei um ano inteiro sem ter contato nenhum com imigrantes brasileiros mas depois de um tempo recorri a grupos no facebook e blogues de brasileiros na Noruega afim de encurtar certos caminhos.
Conheci meia dùzia de duas ou três pessoas que valeram a pena. 
Mas realmente o grosso dos imigrantes brasileiros que participam desses grupos de rede social estão mesmo interessados em unhas, cabelos e maquiagem. Não tenho absolutamente nada a dizer sobre esses tópicos.
Confesso que me julgo uma pessoa preguicosa, então não sei se esse blogue realmente vai vingar e vencer a minha própria preguica, mas a intencão aqui era de ter contato com outras pessoas que se interessam pela cultura escandinava.
Em outras palavbras: PORQUE QUE ELES SÃO ASSIM?
Nem estou dizendo que eles sejam maus ou bons, mas tem muita coisa que eu não entendo, e outras que simplesmente me deixam curiosa e eles não conseguem me explicar.
Imagino que assim como eu, existam outras pessoas que vieram pra cá e ainda estão tentando se adaptar, compreender, e ter prazer pleno de estar aqui. 
Pensei em fazer uma lista de coisas que eu gosto na Noruega pra ver se me vêm mais inspiracão:

- Ausência de burocracia (quando o assunto è relativo a coisas de imigracão, a burocracia existe, mas em todos os outros assuntos a coisa é resolvida via correio, ou verbalmente. Voê nao precisa de recibos, assinaturas, carimbos... esse tipo de coisa) Pra mim esse è um aspecto nota MIL por aqui.

- A natureza, as paisagens fantásticas, a aurora boreal, os alces, veados e renas que te atravessam sem mais nem menos como se fosse tudo muito normal. (aqui é!) Acho absurdamente lindo. Me sinto a branca de neve!

- As bilbiotecas pùblicas que emprestam além de livros, filmes, revistas e cds! (cds de todos os tipos, desde musica infantil até de black metal). Aí me vem a pergunta: Porque raios os noruegueses não utilizam a bilbioteca? (moro numa cidade muito pequena, talvez em cidades maiores as bibliotecas sejam mais utilizadas, mas aqui ninguém dá a menor bola)



- O Dugnad, que é um mutirão que as pessoas organizam pra melhorar alguma coisa. Seja a área comum do prédio onde vivem, até construir abrigos de madeira no jardim de infancia (gapahuk). È um abrigo pras criancas lancharem, ou fazer uma festinha. E bem comum. Aì na foto:


Infelizmente aqui onde eu moro as pessoas não são muito animadas, e moramos em casas, então as pessoas são meio "cada um faz o seu jardim". Mas acho que em cidades maiores deve ter um movimentos mais interessante de dugnad. 
As pessoas participam do dugnad se estiverem afim. é espontâneo. Não sei se rola algum tipo de julgamento se você não participa, mas o conceito è tão legal que eu sempre participo. 

- De comida tem o iogurte de cereja, que tenho que me controlar pra nao comer o pote todo de 500 gr, um refrigerante chamado Mozell (de uva e macã) que lembra muito o guaraná e a carne de alce que é maravilhosa, sem gordura, macia... uma beleza!



Tem mais outras coisas tambem, mas como eu já confessei.... Tá batendo uma preguica.

13 comentários:

  1. Oi, oi! Sou a primeira a postar !! QUe beleza.. Estou adorando ler o blog. POr favor, não desanime! Continue, ok?! Xô preguiça! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara!!!! por enquanto tou achando tudo muito legal!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Stefani!
      Vem sim, è muito bonito!
      Juro que escrevo assim que conseguir dormir uma noite inteira (dois filhos pequenos)
      :B

      Excluir
  3. Muito bom seu blog... sanou muitas dúvidas que eu tinha.
    Não desanime! sei que o frio deve colaborar... deve ser muito bom passar a manhã toda enrolada no edredom.
    tenho vontade de morar em norway, de preferência em steinkjer, onde uma amiga mora... só que é difícil acho eu... essa parte de imigração... abraço. fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Nossa achei super legal seu blog!!!!
    Tenho uma amiga q smepre compara o Brasil com a Noruega.. por essa razao fiquei procurando coisas sobre.. pra ver se é taum melhor assim...rs
    Bjusss!!
    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Olá adorei o seu blog.. gostaria de conversar mais com você por email. Estamos pensando em ir morar na Noruega. MEu namorado é Engenheiro mecânico e é especialista em Petróleo e gás. Ele andou vendo umas oportunidades e está pensando seriamente em ir para Noruega e eu tenho um monte de
    Duvidas.

    ResponderExcluir
  6. Compartilhei seu blog em grupos que eu administro no facebook Glenda, isso para que outras pessoas também possam ter o prazer de ler!! Bem eu concordo com vc em uma "pequena" parte sobre o que a Noruega tem!!! Ótimo blog...😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Lu!
      POde compartilhar sim! Mesmo que nao tenha muitas postagens, è legal ver que tem gente lendo. Um belo dia eu tento escrever mais. Assim que passar minha prova de noruegues em maio vou poder pensar em outras coisas :P
      Na verdade eu imagino que vou mudar de opiniao sobre muitas coisas que escrevi por aqui. Com o passar do tempo muitas coisas se esclarecem. Principalmente quando voce comeca a entender a lingua de uma maneira mais sofisticada.
      Obrigada pelo elogio :)
      E nao tem problema algum em discordar de mim e dar sua opiniao! A ideia desse blog è justamente essa!

      Excluir
  7. Oi Glenda!
    Gosto do modo como escreve e me interessa as informações que passa, dou uma viajada. Se for possível gostaria de saber como foi parar aí e o que faz. O caos de São Paulo faz esse lugar parecer atraente, pelo meu gosto e pelo que você escreve. Abr4ço!

    ResponderExcluir
  8. Hei Glenda!
    Tu moras no Sør-Trøndelag também?

    ResponderExcluir
  9. Oi Glenda sua postagem é antiga mas vou cometar assim mesmo. Nossa que blog super bem-feito!! Eu moro na Holanda ha quase 10 anos e gostaria de fazer um blog á respeito tb, queria opinão, mas o seu ta ótimo parabéns!

    ResponderExcluir