sexta-feira, 1 de março de 2013

cultura escandinava

Já estou aqui a um tempo... passei um ano inteiro sem ter contato nenhum com imigrantes brasileiros mas depois de um tempo recorri a grupos no facebook e blogues de brasileiros na Noruega afim de encurtar certos caminhos.
Conheci meia dùzia de duas ou três pessoas que valeram a pena. 
Mas realmente o grosso dos imigrantes brasileiros que participam desses grupos de rede social estão mesmo interessados em unhas, cabelos e maquiagem. Não tenho absolutamente nada a dizer sobre esses tópicos.
Confesso que me julgo uma pessoa preguicosa, então não sei se esse blogue realmente vai vingar e vencer a minha própria preguica, mas a intencão aqui era de ter contato com outras pessoas que se interessam pela cultura escandinava.
Em outras palavbras: PORQUE QUE ELES SÃO ASSIM?
Nem estou dizendo que eles sejam maus ou bons, mas tem muita coisa que eu não entendo, e outras que simplesmente me deixam curiosa e eles não conseguem me explicar.
Imagino que assim como eu, existam outras pessoas que vieram pra cá e ainda estão tentando se adaptar, compreender, e ter prazer pleno de estar aqui. 
Pensei em fazer uma lista de coisas que eu gosto na Noruega pra ver se me vêm mais inspiracão:

- Ausência de burocracia (quando o assunto è relativo a coisas de imigracão, a burocracia existe, mas em todos os outros assuntos a coisa é resolvida via correio, ou verbalmente. Voê nao precisa de recibos, assinaturas, carimbos... esse tipo de coisa) Pra mim esse è um aspecto nota MIL por aqui.

- A natureza, as paisagens fantásticas, a aurora boreal, os alces, veados e renas que te atravessam sem mais nem menos como se fosse tudo muito normal. (aqui é!) Acho absurdamente lindo. Me sinto a branca de neve!

- As bilbiotecas pùblicas que emprestam além de livros, filmes, revistas e cds! (cds de todos os tipos, desde musica infantil até de black metal). Aí me vem a pergunta: Porque raios os noruegueses não utilizam a bilbioteca? (moro numa cidade muito pequena, talvez em cidades maiores as bibliotecas sejam mais utilizadas, mas aqui ninguém dá a menor bola)



- O Dugnad, que é um mutirão que as pessoas organizam pra melhorar alguma coisa. Seja a área comum do prédio onde vivem, até construir abrigos de madeira no jardim de infancia (gapahuk). È um abrigo pras criancas lancharem, ou fazer uma festinha. E bem comum. Aì na foto:


Infelizmente aqui onde eu moro as pessoas não são muito animadas, e moramos em casas, então as pessoas são meio "cada um faz o seu jardim". Mas acho que em cidades maiores deve ter um movimentos mais interessante de dugnad. 
As pessoas participam do dugnad se estiverem afim. é espontâneo. Não sei se rola algum tipo de julgamento se você não participa, mas o conceito è tão legal que eu sempre participo. 

- De comida tem o iogurte de cereja, que tenho que me controlar pra nao comer o pote todo de 500 gr, um refrigerante chamado Mozell (de uva e macã) que lembra muito o guaraná e a carne de alce que é maravilhosa, sem gordura, macia... uma beleza!



Tem mais outras coisas tambem, mas como eu já confessei.... Tá batendo uma preguica.

11 comentários:

  1. Oi, oi! Sou a primeira a postar !! QUe beleza.. Estou adorando ler o blog. POr favor, não desanime! Continue, ok?! Xô preguiça! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara!!!! por enquanto tou achando tudo muito legal!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Stefani!
      Vem sim, è muito bonito!
      Juro que escrevo assim que conseguir dormir uma noite inteira (dois filhos pequenos)
      :B

      Excluir
  3. Muito bom seu blog... sanou muitas dúvidas que eu tinha.
    Não desanime! sei que o frio deve colaborar... deve ser muito bom passar a manhã toda enrolada no edredom.
    tenho vontade de morar em norway, de preferência em steinkjer, onde uma amiga mora... só que é difícil acho eu... essa parte de imigração... abraço. fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Nossa achei super legal seu blog!!!!
    Tenho uma amiga q smepre compara o Brasil com a Noruega.. por essa razao fiquei procurando coisas sobre.. pra ver se é taum melhor assim...rs
    Bjusss!!
    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Olá adorei o seu blog.. gostaria de conversar mais com você por email. Estamos pensando em ir morar na Noruega. MEu namorado é Engenheiro mecânico e é especialista em Petróleo e gás. Ele andou vendo umas oportunidades e está pensando seriamente em ir para Noruega e eu tenho um monte de
    Duvidas.

    ResponderExcluir
  6. Compartilhei seu blog em grupos que eu administro no facebook Glenda, isso para que outras pessoas também possam ter o prazer de ler!! Bem eu concordo com vc em uma "pequena" parte sobre o que a Noruega tem!!! Ótimo blog...😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Lu!
      POde compartilhar sim! Mesmo que nao tenha muitas postagens, è legal ver que tem gente lendo. Um belo dia eu tento escrever mais. Assim que passar minha prova de noruegues em maio vou poder pensar em outras coisas :P
      Na verdade eu imagino que vou mudar de opiniao sobre muitas coisas que escrevi por aqui. Com o passar do tempo muitas coisas se esclarecem. Principalmente quando voce comeca a entender a lingua de uma maneira mais sofisticada.
      Obrigada pelo elogio :)
      E nao tem problema algum em discordar de mim e dar sua opiniao! A ideia desse blog è justamente essa!

      Excluir
  7. Oi Glenda!
    Gosto do modo como escreve e me interessa as informações que passa, dou uma viajada. Se for possível gostaria de saber como foi parar aí e o que faz. O caos de São Paulo faz esse lugar parecer atraente, pelo meu gosto e pelo que você escreve. Abr4ço!

    ResponderExcluir