quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Listinha de coisas

Aì eu tô a um tempão pensando que tenho zil coisas pra escrever, mas nunca sei muito bem por onde comecar, e muito menos tenho paciência pra me aprofundar noas assuntos.
Serà que a maternidade faz isso nas pessoas?
bom, vou comecar com uma lista de coisas:

- Norueguês não se despede. Eles simplesmente vao embora. (de uma conversinha no supermercado por exemplo. Eles nao terminam o papo formalmente. Eles simplesmente vao embora e te deixam no vàcuo). As vezes eles não dão "oi" tambem. O que facilita muito a vida, jà que se não foi dado o "oi", não serà preciso dar "tchau". Muito espertos eles.

- Norueguês não chama ninguèm de "Senhor". Nem "Senhora". Seu chefe, ou pessoas mais velhas...você chama eles pelo NOME. Simples nè? 
Lembrei que ouvi alguem dizer que não se deve chamar ninguèm de senhor pois ninguèm è dono de ninguèm. Altos concordo!

- Norueguês não usa uniforme na escola. Aì no ùltimo ano de "segundo grau" os adolescentes usam (por livre e espontânea vontade) um uniforminho escrotão, e se sentem no direito de fazer muitas merdas quando estao dentro desse uniforminho. 




Ou entao eles entram em alguma atividade em grupo tipo coral, ou grupo de caminhadas, de tricô, de observacão de pàssaros.... enfim, de qualquer coisa. E em quase todas essas associacões ou grupos eles dão um jeito de usar um uniforminho. È uma questão bem importante isso de pertencer a um grupo. Pra eles se socializarem de alguma forma.

Pra completar a història dos uniformes aqui eles usam uma coisa chamada Bunad, que è uma roupa "de gala" digamos. Eles usam bunad em ocasiões especiais: batizados, formaturas... situacões formais. È uma coisa muito esperta pois assim voce não precisa se preocupar com a moda, ter um vestido assim ou assado. Você põe o seu bunad e pronto acabou. 
Cada região da Noruega tem um bunad levemente diferente (nas cores e em outros detalhes) mas de uma forma geral todo mundo fica com cara de chapeuzinho vermelho. 




Ninguem nunca conseguiu me explicar porque não tem uniforme nas escolas.
Alguèm sabe?

6 comentários:

  1. eu sei que na finlândia eles fazem isso para desconstruir (ou na visão dos cidadãos filandeses, de não construir) a ideia que temos de escola. daquela coisa chata, com uniforme, cheia de obrigações e de um local desconfortável. Nas escolas de lá é permitido que as crianças fiquem descalças..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è, aqui agente tira o sapato pra entrar nos lugares, e uma coisa bem normal as pessoas andando de meia ou de "sapatos de andar dentro" (sao umas sandalias estranhas)
      entendi seu ponto de vista mas cara.... a escola daqui e bizarra. da uma olhada nos resultados do tal exame de pisa. Com a grana que rola por aqui poderiam fazer bem mais bonito.... uma pena.

      Excluir
  2. Escolas Norueguesas não devem usar uniforme PROVAVELMENTE pelo mesmo motivo das escolas alemãs também não usarem: Eles lembram os nazistas.

    ResponderExcluir
  3. Não usam, pois nunca foram "escravizados" por famigeradas ditaduras militares

    ResponderExcluir